Oxigênio Cacoal!

O Oxigênio Cacoal aconteceu nos dia 20 e 21 de Junho, na IPI de Cacoal, em Rondônia, e contou com a participação de cerca de 90 jovens. Podemos dizer que mais uma vez fomos tocados pela presença e pela transformação de Deus. Com um único Oxigênio para os estados do Acre e Rondônia, novamente a região norte pode ser desafiada por Deus a preparar-se para uma organização que parecia muito além de suas capacidades. A igreja de Rio Branco tinha o desafio de arrecadar cerca de 6 mil reais para conseguir alugar um ônibus e levar seus jovens para o evento e,  cada dia mais perto, sentíamos que embora estivesse difícil alcançar o alvo financeiro, Deus estava no controle da situação.

E como ele estava! Através de alguns trabalhos na igreja feitos pelos jovens e adolescentes, conseguimos arrecadar parte do dinheiro da viagem e tivemos ajuda financeira tanto da Congregação de Rio Branco como do Presbitério Rondônia para fechar o valor, conseguindo assim alugar o ônibus. Diante disso, Deus mais uma vez mostrou sua fidelidade, cuidando de seus filhos e os levando àquele local para que fossem trabalhados e transformados conforme a vontade dEle.

Embora o evento começasse apenas no sábado de manhã, durante toda viagem conseguimos testemunhar a presença e o cuidado de Deus, com uma viagem tranquila, um grande clima de comunhão e vendo nos olhos de nossos jovens e adolescentes a disposição de encarar 32 horas de viagem para celebrar junto com outras igrejas a missão que Deus designou pra todos nós, o “Ide”.

Quando chegamos na igreja, já no sábado pela manhã, estávamos muito animados para o começo do evento e pouco depois de organizarmos nossas malas nos quartos e tomarmos o café da manhã, a organização do evento começava a fazer o check-in e a banda já tocava lá dentro, dando os ajustes finais nos instrumentos. Foi muito bom estar ali, dentro da igreja, ao lado dos jovens. Naquela hora só pude pensar em agradecer a Deus porque por mais um ano Ele nos permitia estar diante do trabalho dEle para sermos moldados à maneira que Ele quer nos usar.

Começado o evento, a primeira ministração foi “Vazios do Mundo para sermos cheios de Deus”. Nela fomos desafiados a nos despirmos de toda carga de atitudes mundanas a fim de que a presença de Deus pudesse encher nossas vidas, e que essa presença fosse tão poderosa de forma que a partir dela as pessoas à nossa volta pudessem sentir e ver a presença do Pai em nossas vidas. Ministração muito abençoada, pois vez ou outra nos esquecemos de que embora estejamos inseridos no mundo, nós fazemos parte de outro Reino, o único capaz de conectar o homem a Deus.

Durante a tarde tivemos duas oficinas, uma com a missionária Sandra de Matos e a outra com o Pastor João Leno. A missionária Sandra, na oficina A importância de pregar o evangelho e fazer novos líderes é um desafio para todos os crentes, logo nos convidou a levar o Evangelho para as ruas em uma oficina prática que teve um caráter desafiador. Muitas vezes nos questionamos acerca da dificuldade de falar de Deus e do seu Amor e através da oficina, na qual fomos aos semáforos com placas e disposição pra dizer às pessoas que Deus as ama e que Cristo morreu pra que elas vivessem, percebemos que precisamos desviar nossos olhos das dificuldades e nos colocar à disposição de Deus para sermos usados por Ele.  Ali falamos, embora sem jeito, do Amor de Deus, atingindo durante duas horas muitos motoristas. Pregar o evangelho de Deus faz parte da nossa missão, e precisamos encará-la de frente, tirando as vendas das dificuldades. Muitos adolescentes participaram pela primeira vez desse tipo de trabalho e ficaram bastante animados com a experiência.

Depois de um pequeno intervalo, a oficina A importância do conhecimento da palavra e da prática da oração, com o Pastor João Leno, foi muito edificante falando, a partir de uma conversa franca, sobre nossa vida cristã e a forma como temos vivido e demonstrado os valores do Reino de Deus. Uma das coisas que chamou muita atenção foi a forma como o pastor abriu a palestra, dizendo: “Não vou falar que você precisa orar e ler a Bíblia, pois eu acredito que isso é o mínimo que um discípulo de Cristo faça”. Creio que não só eu, mas muitos foram tocados por essas palavras, pois no nosso dia-a-dia costumamos deixar a intimidade com Deus de lado. No furor de um mundo informatizado, com WhatsApp, Facebook e outras várias redes, para muitos, a voz de Deus desaparece e a Bíblia se torna apenas um acessório adicional para o culto de domingo à noite.

Durante a noite tivemos uma pregação abençoada com o Pastor Joaquim, ouvindo um pouco mais sobre a missão de levar a Palavra de Deus a todos, não aquilo que consideramos mais ou menos importantes, mas tudo que o Espírito Santo quer falar.  Nós, jovens e adolescentes, somos ferramentas importantes para o Reino de Deus e Ele quer usar cada um de uma maneira extraordinária. Deixar Deus falar é parte dessa missão.

Após isso, tivemos um momento de brincadeiras, um delicioso cachorro quente e muitos jovens e adolescentes fizeram rodinhas de conversa para se conhecer melhor. Foi um momento muito bom em que os jovens da Região Norte tiveram oportunidade de falar entre si do trabalho que tem sido realizado por cada um deles nas suas respectivas cidades.

Para deixar o clima mais animado, tivemos ainda a presença do Wesley, Coordenador da CNU, que foi acompanhar de perto as dificuldades e as oportunidades existentes na nossa região. Foi muito bom para os jovens ali presentes perceber o cuidado e apoio que a liderança nacional como um todo tem com os nossos jovens, levando seus líderes para acompanhar de perto os trabalhos realizados.

Domingo de manhã foi novamente maravilhoso! Tivemos uma pregação pra lá de abençoada, em que o Pastor Joaquim, de Rio Branco, e o Pastor João Leno, de Alta Floresta d’Oeste, dividiram o púlpito para falar que não deveríamos nos preocupar excessivamente em como faremos missão, expondo que devemos entregar aquilo que temos ao Senhor, pois o Espirito está SEMPRE à frente e é Ele que fala por meio de nós. Depois da palavra tomamos a ceia do Senhor juntos, com a participação dos pastores Juliano Cezar Domingues e Narciso Nunes.

Conforme cantamos, sentimos ali que um dia na casa do Senhor, vale mais do que mil em outro lugar. Jovens comprometidos e empolgados por estarem na presença de Deus, desafiados e encorajados por um propósito maior do que as nossas vidas. Saímos desse Oxigênio com vontade, disposição e coragem de irmos “como cordeiros ao meio de lobos”, com as forças renovadas e aquela alegria que só quem já conhece e teve contato com o amor de Deus pode ter. Mais um ano desafiador, porém abençoado, para a Região Norte. Nós cremos! Agradecemos a presença do Wesley e a toda a CNU pelo apoio e cuidado e também a todos que oraram e trabalharam pela realização do Oxigênio na nossa região. Que venha 2016!!!!

Anna Gabriela Santos e Pedro Noronha

Post a comment

You must be logged in to post a comment.

Print your Inscrições